Caminho Badajoz – Estremoz

Elvas < > Vila Viçosa

Etapa 2 Elvas – Vila Viçosa

Elvas
A Igreja de Santiago, edificada no séc. XIII por iniciativa dos Espatários já não existe, mas o facto de que tinha anexo o denominado Hospital dos Romeiros é significativo para atestar que a igreja serviria o Caminho de Santiago. Nesta cidade Património Mundial, bastião militar de relevância e que respira História a cada esquina, o antigo patrono do exército não encontra hoje quaisquer referências conhecidas, mas no que se refere a ícones peregrinos são de registar as vieiras e um invulgar “chapéu peregrino” no alpendre da entrada da Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, antigo colégio Jesuíta de São Tiago, contíguo à que foi a Igreja de Santiago.

Em Vila Viçosa, todos os caminhos são de culto e devoção, neste caso essencialmente Mariana, não fosse aqui que se situa o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal desde 1646. A tal não serão alheios também os cultos a divindades pré-romanas (Endovélico) e a outros deuses locais, depois romanizados no culto da deusa Proserpina. Mas era à ancestral Ermida de São Tiago, primeira igreja matriz calipolense, e ao terreiro onde se situa, que no dia de São Tiago acorriam romeiros e toda a população para festejar a efeméride. Apesar de algum abandono e perda de elementos originais, esta Ermida prevalece como testemunho fundamental do mobilizador culto a Santiago na região.

Dicas

Leve sempre água, mantimentos, protetor solar, chapéu, impermeável, calçado confortável e um mapa.

Entidades Municipais

  Câmara Municipal de Elvas
+351 268 639 740

  Posto de Turismo de Elvas
+351 268 622 236

  Câmara Municipal de Vila Viçosa
+351 268 889 310

  Posto de Turismo de Vila Viçosa
+351 268 889 317

Pontos de Interesse

 Museu Militar, Elvas – Fruto da reestruturação do Exército, no ano de 2006, foi extinto o Regimento de Infantaria nº 8 (última unidade militar que ocupou as instalações) e, no mesmo espaço físico, foi criado um museu que permite mostrar parte do acervo museológico e patrimonial do Exército Português.

 Casa da História Judaica, Elvas – A grande sinagoga de Elvas situava-se, muito provavelmente, na Rua dos Açougues num edifício que foi adaptado pela Câmara de Elvas a açougue público no início do séc. XVI.

 Centro Interpretativo do Património, Elvas – O Centro Interpretativo do Património está sedeado em quatro dos antigos Quartéis do Casarão, dentro do Museu Militar de Elvas. Trata-se de um espaço museológico de apresentação e interpretação da história e do património de Elvas.

 Museu de Arte Contemporânea, Elvas – O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) foi inaugurado no ano de 2007, tendo como tutela a Câmara Municipal de Elvas, com a missão de elevar a oferta cultural da cidade e estabelecer um diálogo regional e transfronteiriço, nacional e internacional respondendo às exigências que a arte e a cultura de hoje impõem.

 Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires – O Museu está instalado no edifício da antiga Manutenção Militar de Elvas, agora reabilitado para o efeito. Serviu anteriormente de depósito de trigo, cevada e palha e de Padaria Militar.

 Forte de Santa Luzia, Elvas – O Forte de Santa Luzia é uma fortificação construída num outeiro a algumas centenas de metros das muralhas seiscentistas, em 1641, durante a Guerras da Restauração.

 Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, Elvas – O Museu Municipal da Fotografia é uma parceria entre a Câmara Municipal de Elvas e a Fundação João Carpinteiro. Inaugurado em 2003, está instalado no edifício do antigo “Cinema Central”.

 Museu Agrícola e Etnográfico, Vila Viçosa – Inaugurado em 11 de janeiro de 2015, situado na antiga Estação da CP, reúne diversos objetos agrícolas, além de dar a conhecer a realidade rural, pretende também homenagear todos aqueles que com a sua criatividade, esforço e dedicação construíram a paisagem rural e desenvolveram as potencialidades das várias regiões.

 Museu do Estanho “Apeles Coelho”, Vila Viçosa – Foi criado em Vila Viçosa em 2016 para preservar o legado do artesão Apeles Caetano Coelho, que, autodidata e premiado, destacou-se na produção de artefactos de estanho de alta qualidade e transmitiu seus conhecimentos a novos artesãos ao longo de sua vida.

 Museu do Mármore, Vila Viçosa – O magnífico mármore Português chega a todo o Mundo, oriundo das pedreiras de Vila Viçosa, Borba e Estremoz. A sua qualidade superior permite a exploração desde o período romano.

 Igreja de São Bartolomeu, Vila Viçosa – Na Praça da República ergue-se este templo seiscentista, também conhecido como Igreja do Colégio ou de São Bartolomeu, edificado por ordem dos Duques de Bragança (1636), para acolher o colégio jesuíta de São João Evangelista, fundado anos antes, em 1601.

 Igreja e Convento dos Agostinhos, Vila Viçosa – Em frente ao Paço Ducal surge o Convento e Igreja dos Agostinhos, cuja construção teve início em 1267, no reinado de D. Afonso III, sob a invocação de Nossa Senhora da Graça. Entregue à Ordem dos Eremitas Calçados este foi o primeiro convento a ser instituído em Vila Viçosa.

 Santuário de Nossa Sra. da Conceição, Vila Viçosa – O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa é também conhecido por Solar da Padroeira, por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal.

 Castelo de Vila Viçosa – No centro de Vila Viçosa ergue-se altaneiro o castelo medieval, mandado edificar por D. Dinis na última década do século XIII.

 Paço Ducal de Vila Viçosa – A sua edificação iniciou-se em 1501 por ordem de D. Jaime, quarto duque de Bragança, mas as obras que lhe conferiram a grandeza e características que hoje conhecemos prolongaram-se pelos séculos XVI e XVII.

 Pelourinho de Vila Viçosa – O pelourinho de Vila Viçosa ergue-se no local da antiga Praça Velha, junto ao largo D. Nuno Álvares Pereira, a meio da imponente Avenida dos Duques de Bragança. Trata-se de um belíssimo exemplar de pelourinho manuelino, construído no seguimento do Foral Novo outorgado por D. Manuel a este concelho alentejano, em 1512.

Porta dos Nós, Vila Viçosa – A Porta dos Nós, construída por iniciativa do quarto Duque de Bragança, D. Jaime, e situada na avenida que leva o nome deste titular do ducado brigantino, numa das portas de saída do Paço Ducal e a poucos metros da sua entrada principal, tem um inegável valor patrimonial, artístico e até simbólico.

 Museu de Arqueologia e da Caça, Vila Viçosa – A Colecção de Caça representa um importante núcleo museológico quer pela qualidade e quantidade dos objectos expostos, como pela originalidade do projecto que lhe deu vida dentro do panorama nacional.

CONTACTOS ÚTEIS

Emergência: 112
Incêndios Florestais: 117

CÓDIGO DE CONDUTA

Não saia do percurso marcado e sinalizado. Não se aproxime de precipícios. Preste atenção às marcações. Não deite lixo orgânico ou inorgânico durante o percurso, leve um saco para esse efeito. Se vir lixo, recolha-o, ajude-nos a manter os Caminhos limpos. Cuidado com o gado, não incomode os animais. Deixe a Natureza intacta. Não recolha plantas, animais ou rochas. Evite fazer ruído. Respeite a propriedade privada, feche portões e cancelas. Não faça lume e tenha cuidado com os cigarros. Não vandalize a sinalização dos Caminhos.