Caminho Badajoz – Alentejo

Badajoz < > Elvas

Etapa 1 Badajoz - Elvas

Pela cidade de Badajoz não passa nenhum dos principais Caminhos de Santiago, mas a presença jacobeia é visível. Apesar da sua origem e ocupação muçulmana até 1230, é possível que alguns dos peregrinos mozárabes provenientes do sul por aqui transitassem a caminho de Compostela, aproveitando a via romana por onde transitava o comércio dos mármores já então explorados na região de Estremoz, e fugindo aos rigores do clima extremenho. Já em período pós- reconquista cristã, a proximidade dos “Freires de Cáceres” e da Via de La Plata reforçou certamente aquele tráfego. (badajozjacobea.org).

Elvas
A Igreja de Santiago, edificada no séc. XIII por iniciativa dos Espatários já não existe, mas o facto de que tinha anexo o denominado Hospital dos Romeiros é significativo para atestar que a igreja serviria o Caminho de Santiago. Nesta cidade Património Mundial, bastião militar de relevância e que respira História a cada esquina, o antigo patrono do exército não encontra hoje quaisquer referências conhecidas, mas no que se refere a ícones peregrinos são de registar as vieiras e um invulgar “chapéu peregrino” no alpendre da entrada da Biblioteca Municipal Dra. Elsa Grilo, antigo colégio Jesuíta de São Tiago, contíguo à que foi a Igreja de Santiago.

Dicas

Leve sempre água, mantimentos, protetor solar, chapéu, impermeável, calçado confortável e um mapa.

Entidades Municipais

 Tourist Office of Badajoz
+34 924 201 369

 Oficina Municipal de Turismo
+34 924 224 981

  Câmara Municipal de Elvas
+351 268 639 740

  Posto de Turismo de Elvas
+351 268 622 236

Pontos de Interesse

 Alcazaba Árabe Badajoz – Foi originalmente construído no ano de 875 por Abd-al-Ramman Ibn Marwan “El Yilliqui”. Junto a ela foi erguida a primeira cidade de Badajoz de que se tem notícia e que ficou conhecida como Batalyaws.

 Puerta de Palmas y Puente de Palmas – Ambos os monumentos estão localizados juntos. A sua construção começou em 1460 e o seu nome deve-se às palmeiras que tradicionalmente as acompanham. A Puerta de Palmas é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.

 Torre de Espantaperros – Popularmente conhecido como tal, originalmente se chamava Torre de la Atalaya, e é um dos monumentos mais representativos da cidade.

 Plaza Alta, Casas consistoriales y Plaza de San José – A Plaza Alta, reformada no século XVII pelo bispo Marín de Rodezno, apresenta uma estrutura de arcadas de estilo renascentista, com elementos barrocos e vestígios visigodos, destacando-se as Casas Coloradas, recentemente restauradas. A Plaza de San José, menor e mais antiga, conecta-se à Plaza Alta através do Arco del Peso, com casas mudéjares datadas do século XV.

 Museu Estremenho e Ibero-americano de Arte Contenporânea – Exposições de artistas latino-americanos, espanhóis e portugueses numa antiga prisão reabilitada.

 Museu de la ciudad “Luis de Morales” – O Museu está estruturado em torno da chamada Casa Luis de Morales localizada na Calle San Pedro de Alcántara, no coração da Cidade Velha da cidade, e inclui um novo edifício anexo em suas instalações.

 MUBA, Museu de Ballas Artes de Badajoz – A integração do museu nesta estrutura garante a perenidade das políticas culturais a desenvolver bem como o seu orçamento para a manutenção da sua atividade, o que o tornou um dos museus da Extremadura com maior projeção regional, nacional e internacional.

 Puerta de San Vicente – A Puerta de San Vicente é um portão monumental localizado na Glorieta de San Vicente, em Madri. Desde 1995, ocupa o espaço onde a porta original, projetada pelo arquiteto Francesco Sabatini, foi localizada entre 1775 e 1892.

 Museu Militar, Elvas – Fruto da reestruturação do Exército, no ano de 2006, foi extinto o Regimento de Infantaria nº 8 (última unidade militar que ocupou as instalações) e, no mesmo espaço físico, foi criado um museu que permite mostrar parte do acervo museológico e patrimonial do Exército Português.

 Casa da História Judaica, Elvas – A grande sinagoga de Elvas situava-se, muito provavelmente, na Rua dos Açougues num edifício que foi adaptado pela Câmara de Elvas a açougue público no início do séc. XVI.

 Centro Interpretativo do Património, Elvas – O Centro Interpretativo do Património está sedeado em quatro dos antigos Quartéis do Casarão, dentro do Museu Militar de Elvas. Trata-se de um espaço museológico de apresentação e interpretação da história e do património de Elvas.

 Museu de Arte Contemporânea, Elvas – O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) foi inaugurado no ano de 2007, tendo como tutela a Câmara Municipal de Elvas, com a missão de elevar a oferta cultural da cidade e estabelecer um diálogo regional e transfronteiriço, nacional e internacional respondendo às exigências que a arte e a cultura de hoje impõem.

 Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires – O Museu está instalado no edifício da antiga Manutenção Militar de Elvas, agora reabilitado para o efeito. Serviu anteriormente de depósito de trigo, cevada e palha e de Padaria Militar.

 Forte de Santa Luzia, Elvas – O Forte de Santa Luzia é uma fortificação construída num outeiro a algumas centenas de metros das muralhas seiscentistas, em 1641, durante a Guerras da Restauração.

 Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, Elvas – O Museu Municipal da Fotografia é uma parceria entre a Câmara Municipal de Elvas e a Fundação João Carpinteiro. Inaugurado em 2003, está instalado no edifício do antigo “Cinema Central”.

CONTACTOS ÚTEIS

Emergência: 112
Incêndios Florestais: 117

CÓDIGO DE CONDUTA

Não saia do percurso marcado e sinalizado. Não se aproxime de precipícios. Preste atenção às marcações. Não deite lixo orgânico ou inorgânico durante o percurso, leve um saco para esse efeito. Se vir lixo, recolha-o, ajude-nos a manter os Caminhos limpos. Cuidado com o gado, não incomode os animais. Deixe a Natureza intacta. Não recolha plantas, animais ou rochas. Evite fazer ruído. Respeite a propriedade privada, feche portões e cancelas. Não faça lume e tenha cuidado com os cigarros. Não vandalize a sinalização dos Caminhos.